Textos obscuros

       Todo o mundo concorda que há algumas passagens difíceis na Bíblia. Os inimigos da Verdade gostam de vasculhar os versículos obscuros e apresentá-los como prova de que a Bíblia é um livro cheio de erros e contradições. Mestres de falsas doutrinas fazem uso deles para ensinarem ideias que não tem base bíblica. Convém que o verdadeiro cristão saiba como tratar as passagens difíceis.

       Ao lermos as Escrituras visando o nosso próprio proveito espiritual, seria bom deixarmos passar os versículos difíceis. Por exemplo, o primeiro livro de Pedro contém 103 versículos de verdades que nos abençoam e que nos encorajam, com a finalidade de nos fortalecer e nos instruir. Ele também contem dois versículos, que são tais como Pedro disse a  respeito de alguns dos textos de Paulo, “difíceis de entender” (2ªPe 3:16). Os que estiverem em busca de Deus concentrarão sua atenção nos 103 versículos os quais podem entender e esperarão até que a revelação venha sobre as passagens que acharam de difícil entendimento. Agir de outra forma é dar margem a que se suspeita de estarmos brincando com a Palavra de Deus, e de que a nossa satisfação é descobrir alguma coisa que abrande a nossa consciência.

       As passagens de Pedro a que nos referimos são as seguintes: no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão (1ªPe 3:19), e, pois, para este fim, faz o evangelho pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus (1ªPe 4:6). Que estes versículos são difíceis de interpretar, nenhum humilde expositor bíblico negará. Pessoalmente creio ter uma explicação satisfatória, mas supondo-se que eu não a tenha e seja forçado a admitir que não sei o significado desses versículos, então o que devo fazer? Para responder a isso, vou dar aos meus leitores uma regra de interpretação  que tem uma aplicação geral ao estudarmos a Palavra de Deus: se não sei o que uma passagem difícil quer dizer; devo ao menos saber o que ela não quer dizer.

       É aqui que o falso mestre tira vantagem em cima do cristão. Suponhamos que o cristão admita não saber o sentido de um determinado versículo, então o falso mestre devidamente se apega a isso e tira o máximo proveito que pode apresentando outros falsos significados a seu ver. O grau de confiança com que ele fala chega a intimidar a alma mansa do cristão que acabou de admitir não entender o sentido do texto, e assim em seguida rende-se a direção daquele líder cego.

       Tomemos uma ilustração caseira. Estou tentando identificar uma fruta que acabei de colher de uma árvore. Ela tem cor roxa, é oval, um grande caroço em seu interior, umas fibras por toda a sua superfície, a fragrância de uma rosa e o sabor de melancia. Eu coço a cabeça e admito que não sei que fruta é. Imediatamente, aparece alguém ávido por me ajudar e diz: “Se você não sabe que fruta é, posso ajudá-lo. É uma banana. Agora que lhe dei a luz, venha e siga-me. Sei de muitas outras coisas tão maravilhosas como esta.”

       Mas eu não sou assim tão facilmente enganado. Minha resposta é: “Não meu amigo, não vou segui-lo. É verdade que não conheço esta fruta, mas com certeza sei o que ela não é. Ela não é uma banana.” Isso certamente vai me dar condições de me livrar desse pretensioso ajudador, especialmente se eu puder mostrar-lhe uma banana verdadeira para que ele faça a comparação.

       Bem, o que tudo isso nos acrescenta? Simplesmente que o fato de eu não saber explicar uma passagem não me obriga a aceitar de qualquer um uma explicação que obviamente é enganosa. Eu não sei o que ela quer dizer, mas, com certeza, sei o que ela não quer dizer. Talvez eu não saiba, por exemplo, o que aqueles estranhos versículos significam quando falam de Cristo ter ido pregar aos espíritos em prisão. Mas sei que eles não estão afirmando que a salvação é universal, nem que há uma segunda chance para se salvar depois da morte, nem estão se referindo ao esvaziamento do inferno ou a sua abolição. A razão de não significar tais coisas é que essas doutrinas simplesmente não são ensinadas em toda a Verdade revelada, mas é exatamente o oposto que é ensinado abundante e livremente por toda a Bíblia.

       Fiz uso de uma passagem das Escrituras não para enfatizá-la em particular, mas como um bom exemplo escolhido em meio a muitas outras passagens encontradas na Bíblia. A mesma regra se aplica a cada uma delas. Em conclusão, toda a Palavra fala com uma voz muito clara. Preste atenção a essa voz e os versículos obscuros não lhe perturbarão.

       Quem tem ouvidos para ouvir ouça (Mt 11:15). O sábio vai compreender, mas sabemos que haverá quem continuará a dar ênfase a passagens obscuras. Tal pessoa tem em si um talento próprio para se desviar em questões doutrinárias, e nada do que eu disser a curará desse mal.

A.W.TOZER

Este mundo: Lugar de Lazer ou Campo de Batalha?

DANPREWAN – Editora

Esse post foi publicado em Autores Diversos, Bíblia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Textos obscuros

  1. Brilliant article many thanks! Seems to do the job perfectly well along with the latest versions of wordpress as well (3.3)Made the code a lot cleaner as mentioned and seems to have made life less complicated when trying to implement the comments form into side areas ect. (Had a nightmare with previous use of the normal code)

    Curtir

Deixe um comentário